A Block — empresa de Jack Dorsey, fundador do Twitter e defensor do Bitcoin — está sendo acusada de facilitar fraudes, as quais teriam inflado o número de usuários de seu aplicativo. Indo além, os acusadores também listaram diversas músicas que citam o Cash App. No entanto, a carteira da Block é mais reconhecida por sua ligação com o crime do que por sua interface de usuário.
“Jack Dorsey se gabou de como o Cash App é mencionado em centenas de músicas de hip hop, como uma evidência de sua popularidade”, aponta o relatório. “Uma análise dessas músicas mostra que os artistas geralmente não estão fazendo rap sobre a interface de usuário suave do Cash App — muitos descrevem o uso [do aplicativo] para golpes, tráfico de drogas ou até mesmo para pagar por assassinato.”
As denúncias foram feitas pela Hindenburg Research. Ao contrário de outras empresas de investimento, que compram ações, a Hindenburg foca na venda a descoberto das mesmas.
Em outras palavras, a organização lucra quando as ações de outra empresa caem, justamente o que está acontecendo com a Block após as acusações. Apesar da recente recuperação, os papéis da empresa de Jack Dorsey caíram 24% entre esta quarta e quinta-feira (23).
Como você quer ser chamado? Donald Trump? Elon Musk?
A Block não é o primeiro alvo da Hindenburg Research. Com seu nome inspirado no Zeppelin alemão que matou 36 pessoas em um acidente ocorrido 1937, a empresa já derrubou outras gigantes desde sua fundação em 2017.
A principal delas foi o Adani Group. Após o relatório da Hindenburg, a empresa indiana perdeu 70% de seu valor em apenas 10 dias. Ou seja, os problemas de Jack Dorsey podem estar apenas em seu início.
Quanto as acusações sobre a Block, a Hindenburg alega as métricas de usuários da empresa de Jack Dorsey são uma verdadeira farsa. O motivo estaria a outro problema da Block: a facilitação de fraudes.
“Ex-funcionários estimaram que 40% a 75% das contas analisadas eram falsas, envolvidas em fraudes ou eram contas adicionais vinculadas a um único indivíduo.”
“Exemplos de falsificação óbvias são abundantes: ‘Jack Dorsey’ tem várias contas falsas, incluindo algumas que parecem destinadas a enganar os usuários do Cash App. Há dezenas [de usuários chamados] ‘Elon Musk’ e ‘Donald Trump’”, aponta a Hindenburg Research. “Para testar isso, transformamos nossas contas em “Donald Trump” e “Elon Musk” e conseguimos enviar e receber dinheiro facilmente.”
“Pedimos um Cash Card em nossa conta obviamente falsa de Donald Trump, verificando se a conformidade do Cash App teria problemas — o cartão chegou prontamente pelo correio.”
Já em uma captura de tela, o relatório mostra uma transação de US$ 1 dólar de “Elon Musk” para “Donald Trump”. Ou seja, entre duas contas falsas.
Portanto, as métricas de usuários parecem ser o menor problema para a Block no momento. Afinal, as denúncias devem atrair olhares de autoridades americanas, afinalestes usuários nem sequer eram banidos, podendo criar novas contas a qualquer momento.
Marketing da Block pela indústria fonográfica virou um pesadelo para a empresa
Jack Dorsey é um grande fã de hip-hop, sendo fácil encontrar menções a Kendrick Lamar e Jay-Z em seu Twitter. Por conta disso, o empresário sempre gostou de ter o Cash App citado por rappers.
“Acredito que há mais de 30 músicas chamadas Cash App, as pessoas acham que ele é tão valioso e fornece tanta utilidade que as pessoas querem cantar sobre isso.”
No entanto, a Hindenburg Research fez um compilado de 15 músicas para mostrar qual seria o verdadeiro motivo desta adoção: crimes.
“Eu pago os assassinos através do Cash App. Atiradores como Mitchell colocam buracos em seu snapback. Enchemos corpos em sacos de lixo.”
“Acabei de colocar uma quantia de dinheiro por sua cabeça através do Cash App.”
Por fim, um destes rappers foi preso mais tarde por tentativa de assassinato. Já outro, que rimava sobre fraudes com o auxílio contra à Covid-19 através do Cash App foi preso justamente por este esquema.
Em defesa da Block, podemos dizer que qualquer meio de pagamento é usado por criminosos, principalmente o dólar em espécie. No entanto, as músicas acima ilustram que as falhas de compliance eram tão grandes a ponto de se tornarem músicas.
O relatório completo da Hindenburg Research pode ser encontrado no site da empresa. Até o fechamento desta matéria, a Block não se pronunciou publicamente sobre as denúncias.
Deixar uma resposta