Uma revista alemã usou inteligência artificial (IA) para simular uma entrevista com o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher e agora sua família disse que vai entrar com uma ação legal sobre o assunto.

A revista alemã Die Aktuelle lançado em 14 de abril prometia “a primeira entrevista!” com Schumacher desde que sofreu uma grave lesão cerebral em um acidente de esqui em 2013.

A capa da edição Die Aktuelle que, traduzida, diz “Michael Schumacher a primeira entrevista!” Fonte: Funké

Embora a revista tenha adicionado a frase “parece enganosamente real” na capa, o artigo continha uma série de supostas citações geradas pela IA que foram reveladas no final do artigo, para desgosto de muitos fãs.

Um porta-voz da família de Schumacher confirmou ao ESPN e Reuters em 20 de abril que eles entrarão com uma ação legal contra Die Aktuelle.

O processo previsto segue uma onda crescente de movimentos regulatórios envolvendo IA, à medida que governos e tribunais discutem como lidar com a tecnologia em rápido desenvolvimento.

Doze legisladores da União Europeia pediram o desenvolvimento “seguro” e colaborativo da IA ​​em uma carta que pedia um conjunto universal de regras para o desenvolvimento da IA.

Relacionado: No meio da jornada, outros desenvolvedores de IA contra-atacam no tribunal, alegando que seu material não é semelhante ao dos artistas

Os legisladores pediram que uma cúpula fosse convocada pelos líderes europeus e americanos para discutir os princípios que regem o desenvolvimento, controle e implantação da IA.

Outros podem estar usando IA para enganar no mundo dos negócios. Um regulador financeiro da Califórnia recentemente tomou medidas contra várias empresas, alegando que uma usou IA para criar um avatar que apareceu como seu CEO em vídeos do YouTube.

A IA foi recentemente usada para se passar por outras celebridades. Um clipe do rapper Kanye West pretendendo fazer um cover da música de sucesso de Drake Espera ai nós estamos indo para casa recentemente se tornou viral no Twitter, mas o áudio foi gerado por IA.

O conglomerado de mídia Universal Music Group está supostamente preocupado com essas músicas geradas por IA, tendo dito a plataformas de streaming como o Spotify para impedir que serviços relacionados a IA possam coletar mídia protegida por direitos autorais.

Magazine: Veja como os rollups ZK da Ethereum podem se tornar interoperáveis