Uma das músicas mais conhecidas do Journey,“Separate Ways (Worlds Apart)”, surgiu em menos de 48 horas e em meio a uma crise na banda, os integrantes decidiram exibi-la ao público mesmo que ainda não tivesse sido gravada, muito menos lançada. Felizmente, A resposta à pista foi elétrica.
Lançado em 5 de janeiro de 1983, a canção foi escrita na estrada enquanto o Journey, ainda em alta com o sucesso de seu álbum de 1981, Escape, tocava para milhares de fãs apaixonados todas as noites. No entanto, apesar dos instrumentais pesados, a canção foi feita sob as melhores circunstâncias.
+++ LEIA MAIS: Journey, a banda que tem músicos tocando juntos enquanto se processam
Dois dos membros do Journey, o próprio Schon e o baixista Ross Valory, estavam passando por divórcios complicados na época. Steve Perry e Jonathan Cain perceberam como as separações estavam afetando seus companheiros de banda e, por isso, procuraram obter inspiração criativa da situação, trabalhando com o que sempre souberam fazer – música.
“Normalmente, não escrevemos músicas com tanta antecedência de um álbum, muito menos em uma turnê”, admitiu Cain ao Hit Parader em 1983. “Mas naquela ocasião, Steve e eu estávamos apenas trabalhando em uma ideia nos bastidores e tudo deu certo.”
+++ LEIA MAIS: Como as drogas fizeram Izzy Stradlin sair do Guns N’ Roses, segundo ex-empresário
Neal Schon, guitarrista do Journey, relembrou a reação do público logo de início com a canção que sequer foi gravada e já foi colocada no setlist da banda “para ver como seria a reação do público” (via Guitar World).
Não importa onde colocamos essa música [no set], porque ela sempre teve um forte efeito sobre o público […], mesmo sem saber o que era. Grande parte da influência do Journey vem da Motown misturada com R&B e blues, tem uma guitarra mais pesada do que uma música de R&B, mas acho que é isso que faz soar como Journey.”
+++ LEIA MAIS: Vocalista do Anthrax forma banda em homenagem ao Journey
A banda lançou oficialmente “Separate Ways (Worlds Apart)” como o single principal de Frontiers (1983) em 5 de janeiro de 1983. A música rapidamente subiu nas paradas, alcançando a 8ª posição na Billboard Hot 100 no ano de lançamento.
Em 2022, a melodia voltou a ganhar notoriedade ao ser usada na trilha sonora na 5ª temporada de Stranger Things (2016), ressoando com uma nova geração de fãs mais uma vez. Confira a nova versão de “Separate Ways (Worlds Apart)” feita exclusivamente para a série de sucesso da Netflix aqui:
Add comment