O que os emojis de berinjela, NFTs e videogames têm em comum? Todos eles estão agora permanentemente registrados na blockchain do Bitcoin.
Provavelmente não é isso que o criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, tinha em mente, mas graças à atualização Taproot e o controverso projeto Ordinals — o qual permite que as pessoas armazenem ativos exclusivos nele, semelhante a NFTs — agora você pode jogar um clone do icônico jogo de 1993, Doom, na rede da principal criptomoeda.
Leia também: Uso de NFTs na rede do Bitcoin deixa maximalistas revoltados
Então, o Bitcoin roda Doom? Por enquanto, a resposta é: mais ou menos.
Criado por Nicholas Carlini, o jogo está inscrito em Bitcoin, na Inscrição 466 e pode ser jogado com um teclado e mouse. É uma imitação simplista de Doom e não roda toda aquela pegada pixelada, sangrenta e gore da influente versão original, mas oferece um gostinho do que é possível através dos Ordinals. Uma versão melhorada já foi inscrita desde então.
And just like that a new version of DOOM with improved gameplay has dropped on the BTC blockchain.https://t.co/1nGRo5krYR
h/t @grandfreud https://t.co/6jVqCUrFIG
— Hector Lopez (@hlopez_) February 2, 2023
Ele também adiciona uma nova faceta para o famoso meme “it Runs Doom”, em que as pessoas tentam fazer o jogo funcionar em praticamente qualquer gadget ou dispositivo que possam encontrar — seja um caixa eletrônico, uma geladeira, um smartwatch, entre muitos outros. Há até um subreddit dedicado à missão, seguido por mais de 94 mil usuários do Reddit.
Subindo conteúdo na blockchain do Bitcoin
O Bitcoin é a blockchain descentralizada original — e a capacidade de armazenar conteúdo nela a torna um registro histórico único.
O Manual da Teoria Ordinal argumenta que as inscrições Bitcoin como o jogo clone de Doom são melhores do que NFTs, que são tokens únicos de blockchain (normalmente são tokens ERC-721 em Ethereum) que representam a propriedade sobre os metadados associados que, em muitos casos, são armazenados fora da cadeia de forma centralizada.
Cada inscrição no Bitcoin através do Ordinals é rotulada como um” artefato digital”, porque é completa e descentralizada por si só. É imutável, ao contrário da maioria dos NFTs, cujos metadados podem ser modificados ou mesmo excluídos pelo criador.
Desde o seu lançamento em janeiro, o Ordinals já causou muita agitação entre a comunidade Bitcoin, como maximalistas e devotos têm debatido se conteúdo externo deve ser carregado para Bitcoin.
Como se poderia esperar da comunidade cripto “degenerada”, muito do que foi adicionado ao Bitcoin como inscrições até agora é algo semelhante a um graffiti digital. Existem imitações dos NFTs de beringela emojis e Bored Ape Yacht Club , juntamente com NFTs de nudez, música, tweets, GIFs, memes do Donald Trump, e até anúncios para a blockchain de privacidade Monero. São tempos engraçados.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
Já pensou em inserir o seu negócio na nova economia digital? Se você tem um projeto, você pode tokenizar. Clique aqui, inscreva-se no programa Tokenize Sua Ideia e entre para o universo da Web 3.0!
Add comment