“Smoke on the Water” é um dos grandes hits do Deep Purple e conta com um riff icônico, executado milhares de vezes por guitarristas ao redor do mundo. A história da criação da faixa, no entanto, é um tanto conturbada, conforme revelado por diversos integrantes da banda.
Em entrevista à Classic Rock Magazine (via NME), o baterista Ian Paice comentou a situação “bastante hostil” que encararam com a polícia da Suíça, onde gravaram “Smoke on the Water.”
A banda estava tocando em um trailer após o Montreux Casino pegar fogo pelo uso de sinalizadores dentro do local. Eles planejavam gravar o disco Machine Head por lá, mas foram obrigados a mudar os planos.
+++ LEIA MAIS: Deep Purple anuncia show em Curitiba; saiba preço e como comprar ingresso
A polícia decidiu bater à porta do trailer, pois a música do Deep Purple estava muito alta, segundo Paice: “Não havia isolamento acústico e estávamos gravando naquela noite. Um barulho infernal!” “Fizemos ‘Smoke on the Water‘ lá mesmo. Inventei o riff no calor do momento. Ian e Roger Glover se juntaram a mim,” completou o guitarrista Ritchie Blackmore, um dos fundadores.
“Estávamos no trailer ouvindo alguns dos takes e havia um som de batidas na porta. Era a polícia local, que estava tentando nos parar por causa do barulho. Sabíamos que eles poderiam fechar tudo. Dissemos a Martin Birch, nosso engenheiro de som: ‘Vamos ver se conseguimos um último take.’ Enquanto isso, eles estavam do lado de fora, batendo e sacando as armas… Estava ficando bem hostil,” continuou.
+++ LEIA MAIS: Sem surpresas, Deep Purple agrada com hits e fecha festival que teve tudo que os fãs de rock queriam ver
A solução foi trancar as portas do local até conseguirem gravar a última tomada que queriam, antes que a polícia encerrasse a noite de gravações do Deep Purple… e funcionou!
Add comment