CPM 22 é uma banda de rock nacional formada atualmente por Badauí (vocal), Luciano Garcia (guitarra), Phil Fargnoli (guitarra), Ali Zaher (baixo) e Daniel Siqueira (bateria).
Ativa desde 1995, a banda passou por algumas alterações na formação, mas preservou fortemente suas origens no hardcore melódico e hardcore punk, com letras abordando temas sobre sentimentos, vivências do cotidiano e questões sociais.
Vinte e nove anos de história…
- O primeiro álbum da banda, A Alguns Quilômetros de Lugar Nenhum, vendeu 4 mil cópias, de forma totalmente independente, em apenas dois meses.
- O álbum CPM 22 vendeu mais de 100 mil cópias, rendendo à banda um Disco de Ouro.
- O clipe Tarde de Outubro, indicado ao MTV VMB 2002, ganhou a categoria Banda Revelação.
- O single Um Minuto para o Fim do Mundo, música que integra o álbum Felicidade Instantânea, lançado em 2005, ganhou a categoria Escolha da Audiência do MTV VMB. Já Irreversível, que também faz parte do mesmo álbum, levou a categoria Videoclipe do Ano.
- No MTV VMB 2006, a banda venceu na categoria Melhor Performance ao Vivo com a música Inevitável, que faz parte do álbum MTV ao vivo CPM 22.
- Já em 2007, no Prêmio Multishow de Música Brasileira, o mesmo álbum, também lançado em DVD, venceu a categoria Melhor DVD.
- Um ano depois, o álbum Cidade Cinza ganhou o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Rock Brasileiro.
- O primeiro show internacional da banda aconteceu em 2006, no Japão. Já no ano seguinte, o CPM 22 tocou pela primeira vez nos Estados Unidos. Em 2009, a banda retornou ao país, além de também se apresentar na Europa.
- Em 2015, o CPM 22 integrou, pela primeira vez, o line-up do Rock in Rio se apresentando para mais de 85 mil pessoas. No ano de 2022, a banda retornou ao festival e fez um show memorável no palco Mundo.
- Em maio deste ano, o CPM 22 lançou o oitavo álbum da carreira, intitulado Enfrente. A banda soma oito álbuns de estúdio, três álbuns ao vivo, uma coletânea dupla e cinco DVD’s.
Álbuns
- 2024 – Enfrente
- 2017 – Suor e Sacrifício
- 2016 – Ao Vivo no Rock in Rio
- 2013 – CPM 22 Acústico
- 2011 – Depois de um Longo Inverno
- 2008 – CPM 22 Sem Limites
- 2007 – Cidade Cinza
- 2006 – MTV ao vivo CPM 22
- 2005 – Felicidade Instantânea
- 2002 – Chegou a Hora de Recomeçar
- 2001 – CPM 22
- 1999 – A alguns quilômetros de lugar nenhum
Do underground ao mainstream
CPM 22 iniciou sua trajetória musical tocando em pequenas casas de shows e fazendo apresentações mais intimistas. Em outubro de 1998 eles foram a primeira banda a tocar no Hangar 110, inaugurando o espaço, considerado o mais lendário e icônico da cena punk rock da cidade de São Paulo.
A banda conseguiu formar uma base fiel de fãs, mas no decorrer dos anos também ganhou novos admiradores. Músicas como Regina Let’s Go, Tarde de Outubro, O Mundo dá Voltas, Dias Atrás, Desconfio, Não sei viver sem ter você e Um minuto para o fim do mundo são grandes clássicos atemporais do CPM 22, que dialogam com várias gerações.
Ao longo dos anos, o CPM 22 consolidou sua posição no mainstream, mas manteve a sua essência e originalidade nas músicas. Com uma trajetória marcada por shows lotados e uma discografia consistente, a banda conseguiu equilibrar o sucesso com a credibilidade no cenário hardcore punk.
Quem é fã do CPM 22 com certeza já…
- Subiu ao palco do Hangar 110 durante Regina Let’s Go pra dar um stage diving.
- Abraçou o amigo durante o show pra cantar Reais Amigos.
- Colocou no repeat Chegou a Hora de Recomeçar depois de uma desilusão amorosa.
O sucesso da banda em números
Instagram: + 400k seguidores
Spotify: + 2M ouvintes
Youtube: + 459 mil inscritos
Gostou de conhecer a trajetória do CPM 22? Siga a banda nas redes sociais para não perder as novidades: @cpm22
O post Associado Abramus: CPM 22 apareceu primeiro em ABRAMUS.
Deixar uma resposta