Foto: Léo Aversa.
Publicado em 04/05/2023.
O cantor e compositor completa 70 anos de vida de muita estrada, encontros e sucessos.
No dia 4 de Maio, celebramos mais uma volta ao sol na vida do artista Lulu Santos. Conhecido por grandes sucessos em sua carreira, momentos marcantes, renovações, e uma energia contagiante que compartilha há anos, e segue compartilhando com seus fãs, amigos e familiares.
Em 1953 nascia uma estrela carioca, Luiz Maurício Pragana dos Santos. Uma pessoa que se tornaria um dos maiores ícones da música pop brasileira, e que hoje, é enaltecido amplamente em diferentes áreas, desde compositor e cantor à guitarrista, produtor musical e jurado de reality show.
Nessa data de celebração, que é o aniversário de 70 anos do artista, aproveitamos para prestigiar o popstar, com sua guitarra e prancha ao lado no maior clima carioca possível, relembrando alguns dos melhores momentos de sua carreira, e prestigiando também os projetos atuais.
Vamos juntos nessa onda?
A carreira de um popstar:
Aos 27 anos, Lulu Santos, amigo de Liminha, conseguiu um estúdio às beiras do trem na Zona Norte do Rio de Janeiro. Espaço que também era utilizado por Gilberto Gil, e eventualmente teve algumas brechas de horário que o artista aproveitou para gravar suas faixas, estas, que nem esperavam fazer parte do que se tornaria um catálogo de obras de sucesso.
O que se sucedeu, foi uma discografia repleta de hits que embalaram noites brasileiras, além de muitos corações apaixonados que tiveram Lulu Santos como trilha sonora desses encontros e desencontros.
- 1982: Tempos Modernos
O primeiro álbum do artista lhe apresentou a possibilidade de finalmente viver somente e apenas para a música. Despertando turnês, entrevistas, apresentações em programas de TV e rádio. Além da satisfação notória da gravadora pela qual estava vinculado na época.
- 1983: O Ritmo Azul
- 1984: Tudo Azul
Essa trinca de álbuns despertou uma legião de fãs através das faixas de sucesso, como: “Tempos Modernos”, “De Repente, Califórnia”, “Adivinha o Quê?”, “Como uma onda”, “Um certo alguém”, “Tudo azul”, “Certas coisas” e “Tão bem”, tendo naturalmente atingido um espaço no mercado que o levou ao Rock in Rio de 1985, abrindo a noite para o Queen, Rod Stewart, Nina Hagen, Paralamas do Sucesso e Blitz.
Em um novo período bem mais maduro e já com espaço pré estabelecido de carreira, inicia-se uma nova fase, uma nova trilogia:
- 1985: Normal
- 1986: Lulu
- 1989: Toda Forma de Amor
Desses álbuns que surgiram as canções, “Toda forma de amor”, “A Cura” e “Satisfação”, que são faixas que seguem sendo tocadas e cantadas de maneira contagiante e atemporal.
Sonoridades Experimentais
O artista conceitua seus álbuns em levas de trinca, trazendo sonoridades, conceitos e esferas emocionais distintas a cada três álbuns lançados. Assim, como aproveita para se experimentar e dar abertura a outras vertentes criativas dentro de si.
Com isso, chega uma nova leva de álbuns com novas sonoridades, experimentos imersivos e energia singular:
- 1989: Popsambalaço e outras levadas
- 1990: Honolulu
- 1992: Mondo Cane
Disco-chique e eletrônicos:
Em 1994, durante um novo momento de fervor, Copa do Mundo e grandes duplas, nasce a parceria de Lulu Santos e Memê, o produtor musical Marcello Mansur. Esse encontro desembocou em um disco extremamente dançante, repleto de músicas disco-chiques, e o nascimento de hits como “Assim Caminha a Humanidade”, tendo como título: “Eu e Memê, Memê e Eu” (1994).
Com a magia do eletrônico no ar, o artista segue em uma energia que embala o Brasil, como os discos:
- 1996: Anti ciclone tropical
- 1997: Liga lá
- 1994: Calendário
Anos 2000
Após uma pausa na qual foi viver outros ares, como o seu power trio de releituras “Jacaré”, o artista retorna com foco à sua carreira autoral, renovado e inspirado.
Com o Acústico MTV, enfileirou diversos sucessos como “Made in Brasil”, “Uh, passou de 2000/Ninguém faz igual a brasileiro o rock do Brasil” e “Apenas mais uma de amor.”
Em seguida, os discos:
- 2003: Bugalú
- 2007: Longplay
- 2009: Singular
Tempos Modernos
De lá dos anos 2000 para 2010, Lulu caminhou um tanto (sem passos de formiga e com muita vontade), tendo conquistado já o renomado espaço de ícone pop brasileiro. Hoje, jurado do reality show musical The Voice Brasil, segue como mentor de novos artistas desde 2010.
Também embarcou pela primeira vez na experiência de gravar um disco apenas de releituras, que no caso, celebraria dois grandes influenciadores do pop rock nacional: “Lulu canta Roberto & Erasmo”.
Surfando na mesma onda, aproveita e também lança “Baby, Baby!” (2018), como homenagem a sua querida amiga Rita Lee.
E, em 2019, o disco “Pra Sempre”, declarando seu amor por seu atual marido Clebson.
Lulu Independente
Com a pandemia à vista, o artista se aventura em uma nova era, abrindo seu próprio selo, a Pacho Sonido, e lança dois singles de maneira independente:
- Hit
- Inocentes (ft. Melim)
Retorno aos Palcos
Com a volta presencial dos shows e platéias lotadas, em 2022, Lulu Santos retorna aos palcos com a turnê “ Alô, Base” percorrendo as capitais brasileiras.
Os Números de Lulu
Que Lulu Santos é um dos artistas mais ouvidos do Brasil, não há dúvida, assim como os números não mentem, e vamos enaltecer alguns dos tópicos provam isso:
- São mais de 320 obras registradas em seu catálogo como autor
- 680 fonogramas, tendo participações como intérprete, músico e produtor fonográfico
- Mais de 1.550 gravações de suas obras.
Haja energia! Uma carreira e estrada que certamente tem muita história para contar, mas isso, deixamos para o próprio Lulu musicar e nos presentear sempre com mais hits de sucesso que é a grande marca do artista.
Feliz aniversário ao rei do pop brasileiro!
O post 70 anos de Lulu Santos apareceu primeiro em ABRAMUS.
Add comment