Em uma disputa acirrada entre o clássico e o novo, Cordão do Bola Preta e Fervo da Lud ficaram empatados como maiores blocos do carnaval de rua carioca, segundo a Riotur. Após afirmar que o desfile comandado pela cantora Ludmilla havia levado 1 milhão de foliões às ruas, conquistando o título de recordista do carnaval 2023, o órgão, que administra a festa, afirmou nesta quinta-feira que na verdade houve empate entre os dois gigantes da folia.
Imperatriz: veja imagens do desfile da campeã do carnaval de 2023Sem barreiras: folia no Rio é marcada pela inclusão e liberdade
Esse seria o segundo carnaval de reinado do Fervo da Lud, que em 2020 já havia conquistado o título de maior bloco. Após estrear na Marquês de Sapucaí na madrugada da última terça-feira, como intérprete do samba-enredo que conquistou o quarto lugar no Grupo Especial, ao lado de Neguinho da Beija-Flor, Ludmilla comandou o megabloco, que tinha a expectativa de atrair 600 mil pessoas.
Carnaval 2023: Cantora Ludmilla no Fervo da Lud Foto: Fernando Maia/Riotur
Estandarte de Ouro: Evelyn Bastos, rainha e cria da Mangueira, ganha o destaque do público; ‘É um sonho’
De acordo com dados divulgados pela Riotur nesta quinta-feira, o tradicional Cordão do Bola Preta também arrastou 1 milhão de pessoas ao Centro, atendendo às expectativas dos organizadores. Antes da recontagem, o presidente do bloco, Pedro Ernesto Marinho, ficou indignado com a segunda posição.
— É triste, mas não nos surpreende. Somos um bloco tradicional, não comercial, como são os blocos dos artistas. Os verdadeiros foliões que sabem aproveitar a tradição do carnaval vão para o Bola Preta — disse.
Sobre o empate, a Riotur afirmou que houve uma falha de comunicação durante a divulgação dos números levantados nos blocos. Segundo eles, no período de sábado até terça-feira, mais de 3 milhões de foliões já desfilaram atrás dos carros de som e baterias dos cortejos que tomaram conta da cidade.
Leandra Leal no Cordão da Bola Preta Foto: Marcia Foletto / Agência O Globo
No bloco todo mundo se entende: turistas de todo mundo se esbaldam no carnaval carioca
Em edições anteriores, o bloco, que desde 1918 vai às ruas durante o sábado de carnaval, já contou com a presença de mais de 2 milhões de foliões. Com a nova classificação, a diretoria do bloco também se manifestou.
— Ficamos felizes em saber que temos nosso público reconhecido. A Ludmilla já foi nossa rainha e temos muito respeito por ela. São festas com públicos e estilos musicais diferentes — afirmou Pedro Ernesto. — O mais importante para nós é fazer um desfile de sucesso, tranquilo, alegre, organizado. A folia deste ano foi inesquecível, uma das melhores da nossa história.
Add comment