A plataforma de streaming de música removeu dezenas de milhares de músicas geradas por IA criadas na plataforma de criação de música de IA Boomy.
Notícias
A batalha entre a indústria da música e a inteligência artificial (IA) continua, pois os relatórios afirmam que o Spotify está derrubando a música gerada por IA.
Financial Times (FT) relatório revelou que a plataforma de streaming de música removeu 7% das músicas criadas pela startup de música AI Boomy, totalizando “dezenas de milhares” de músicas.
Diz-se também que o Spotify está intensificando o policiamento da plataforma à luz da situação.
Isso ocorre depois que o Spotify e outros serviços de streaming começaram a receber reclamações de fraude e desordem na plataforma. A gigante da indústria musical Universal Music Group (UMG) alertou os provedores de serviços de streaming sobre “atividades suspeitas de streaming” nas faixas do Boomy, de acordo com fontes do FT.
Por fim, as músicas do Boomy foram removidas devido à suspeita de “streaming artificial” de bots se passando por ouvintes, comentou o Spotify, dizendo:
“O streaming artificial é um problema de longa data em todo o setor que o Spotify está trabalhando para erradicar em nosso serviço.”
Representantes da Boomy disseram que a plataforma é “categoricamente contra” toda manipulação ou streaming artificial de qualquer tipo.
Relacionado: Estúdios de Hollywood rejeitam banir a IA das salas dos roteiristas
Lucian Grainge, CEO do Universal Music Group, comentou aos investidores:
“O recente desenvolvimento explosivo em IA generativa, se não for controlado, aumentará o fluxo de conteúdo indesejado em plataformas e criará problemas de direitos com relação à lei de direitos autorais existente”.
No mês passado, a UMG enviou um e-mail aos serviços de streaming, incluindo o Spotify, para impedir que os serviços de IA acessem catálogos de música para fins de treinamento. A UMG também enviou solicitações “esquerda e direita” para remover músicas geradas por IA das plataformas.
Enquanto os gigantes da indústria da música estão lutando para controlar a IA, outros artistas como Grimes estão defendendo a tecnologia. A musicista permitiu que os criadores usassem sua voz e fossem uma “cobaia” para a criação de música de IA, desde que um pequeno conjunto de regras fosse seguido e os royalties fossem divididos.
Revista: Como controlar as IAs e incentivar os humanos com criptomoedas
Adicionar reação
Add comment