Praticamente todos os guitarristas amam pedais. Afinal, as latinhas de efeito trazem cores incríveis ao som do instrumento. Movidas por essa paixão, novas marcas de pedais feitos à mão têm despontado no Brasil. Então, hoje é o dia de conhecer os principais fabricantes de pedais handmade brasileiros!
A nossa equipe realizou uma vasta pesquisa a fim de produzir uma lista completa de empresas de pedais handmade do Brasil. Seja com versões de modelos consagrados ou com circuitos autorais, essas marcas nacionais de pedais de guitarra são capazes de atender a todos os bolsos e sonoridades.
Então, preparado para conhecer os melhores pedais de guitarra feitos no Brasil? Vamos lá!
Lista de pedais handmade brasileiros
Primeiramente, é importante deixar claro que os nomes a seguir estão em ordem alfabética. Além disso, procuramos incluir as marcas de pedais handmade atualmente em atividade no Brasil. Ou seja, empresas antigas, sem site ou postagens recentes, acabaram ficando de fora.
Embora tenhamos nos esforçado para listar o maior número de marcas, pode ser que alguma não tenha sido incluída. Nesse caso, não hesite em sugerir outros fabricantes de pedais handmade brasileiros por meio da seção Fale Conosco aqui do site, ok?
Uma vez que fizemos esse pequeno aviso, chegou a hora de prestigiar as melhores marcas brasileiras de pedais de guitarra handmade!
AMB Pedais
A AMB Pedais é conhecida por desenvolver circuitos inspirados em amplificadores valvulados consagrados, como Bogner Shiva, Fender Blues Deluxe e Mesa Boogie Mark V. Ao mesmo tempo, a carcaça dos produtos é diferenciada, com artes em relevo.
AndyEffect
Nascida em 2001, a AndyEffect é uma das mais tradicionais marcas de pedais de guitarra handmade do Brasil. Atualmente, seu catálogo de produtos chama a atenção pelas várias opções de efeito de fuzz, sempre com visual simples e minimalista.
AQR Custom Pedals
Por sua vez, a AQR Custom Pedals foca a sua produção em releituras de efeitos consagrados, incluindo Tube Screamer, Golden Fleece e DynaComp, entre muitos outros.
Aura Amps
Além de amplificadores valvulados, a Aura Amps também aposta na fabricação de pedais de guitarra. Dessa forma, em seu site oficial, há cerca de 30 modelos que abrangem tanto saturações quanto efeitos de modulação e ambiência.
Beggiato
A Beggiato foi fundada em 1997 e se consolidou como uma das principais fabricantes de pedais handmade brasileiros. Além das latinhas analógicas, hoje estampa a sua marca em guitarras e captadores.
BFFX
A BFFX não acumula milhares de seguidores nas redes sociais à toa. Afinal, os pedais apresentam layouts bem definidos e sonoridades versáteis. Dentre os modelos, destacam-se o MG Overdrive, releitura do famoso efeito Morning Glory, e o envolvente reverb Light Year.
Cachalote Audio
Relativamente nova no mercado de pedais handmade, a Cachalote Audio iniciou a operação em 2018 e logo acumulou uma grande base de clientes, dentro e fora do Brasil. Assim, prioriza circuitos originais inspirados em sonoridades alternativas.
Collateral FX
Feitos à mão, os pedais da Collateral FX têm essência autoral e componentes de alta qualidade. Ao mesmo tempo, a marca buscou desenvolver um conceito estético diferenciado.
Cranium Electronics
A Cranium Electronics é uma espécie de ramificação da Trefilio, outra marca nacional de pedais handmade. Embora tenha um delay em sua lista de produtos, a companhia aposta mesmo é nas saturações, que vão de overdrives leves a distorções malvadas.
Darta Effects
Criada em 2009, a Darta Effects talvez seja uma das mais renomadas empresas de pedais handmade do Brasil. Como resultado disso, conta com uma ampla linha de modelos, que englobam praticamente todas as necessidades de um guitarrista.
Deep Trip
A Deep Trip é uma marca nacional de pedais de guitarra que extrapolou as fronteiras do país para conquistar reconhecimento no exterior. Acima de tudo, a empresa entrega sonoridades vintage aliadas a recursos modernos, incluindo componentes selecionados a dedo.
DMT
Basicamente, a DMT oferece versões de circuitos famosos com um interessante custo-benefício. Por exemplo, em seu acervo de produtos, fazem sucesso reinterpretações dos pedais Angry Charlie, Morning Glory e OCD.
Ed’s Mod Shop
A Ed’s Mod Shop foca a produção em pedais artesanais para guitarra e baixo. Nesse sentido, os aparelhos apresentam arte despojada e circuitos bem pensados, sempre com sonoridades clássicas em vista.
EFR Electronics
Continuando a lista dos melhores pedais handmade brasileiros, a EFR Electronics tem uma proposta bem específica, que consiste em fabricar pedais de wah-wah e de expressão em tamanho reduzido.
EFX Custom Effects
O lema da EFX é disponibilizar pedais de guitarra de qualidade a preços acessíveis para os músicos do Brasil. Atualmente, a empresa lista mais de 80 efeitos em seu site.
Fire Custom Shop
Embora a Fire não seja necessariamente uma empresa artesanal, seus pedais merecem menção. Afinal, os equipamentos apresentam qualidade sonora e facilidade de uso — qualidades que são sempre bem-vindas no set de qualquer guitarrista.
Fuhrmann
Da mesma forma, a Fuhrmann é uma empresa bem estruturada, mas que continua dedicando atenção e carinho a cada produto lançado. Desse modo, os pedais da marca incluem circuitos digitais e analógicos, priorizando a facilidade de uso e a transparência sonora.
Guitartech
Outra famosa marca de pedais feitos à mão no Brasil, a Guitartech surgiu em 1997 com a proposta de oferecer a sua própria interpretação de efeitos consagrados. Hoje, a empresa também fabrica fontes, faz modificações e personaliza pedalboards.
Hobbertt Sound
Além de atuar como assistência técnica especializada em pedais e amplificadores, a Hobbertt desenvolve efeitos próprios. Por exemplo, o SimulAmp já se tornou um clássico do mercado handmade brasileiro, reproduzindo o som de amps lendários.
JL Pedais Analógicos
Em primeiro lugar, a JL leva em consideração as necessidades dos músicos brasileiros para desenvolver seus projetos. Assim, a companhia tem cerca de dez efeitos em seu catálogo, que também apresenta fontes e extensões.
JME Audio
A JME Audio se define como uma empresa que busca “romper barreiras da mesmice”. Apesar de ter nascido focada nos circuitos consagrados, logo enveredou por um caminho mais autoral e inovador. Hoje, fabrica pedais de guitarra de excelência, como o Drive Factory.
JRMOD
A JRMOD é especializada em modificações. Isso quer dizer que, se você deseja melhorar o som ou adicionar novos recursos a um pedal específico, eles sabem o que fazer. Ao mesmo tempo, a marca tem efeitos de fabricação própria bem interessantes.
Kappa Electronics
Seja baseada em pedais icônicos ou amplificadores renomados, a Kappa Electronics fornece o seu toque especial aos circuitos. Dessa forma, consegue mesclar qualidade sonora com custo-benefício, agradando a muitos guitarristas brasileiros.
King Pedals
Definitivamente, a King Pedals é um dos destaques quando o assunto é pedal handmade brasileiro para guitarra. Do acabamento ao som, os produtos da marca apresentam conceitos de se tirar o chapéu.
Lavielectro Handmade Pedals
Desde 2012, a Lavielectro construiu uma bela reputação no ramo de pedais de boutique para guitarra. Como resultado disso, a empresa conquistou clientes no Brasil e no exterior com produtos simples de usar e de timbres convincentes.
Marks Amp
A Marks Amp é mais uma empresa que domina a arte de modificar circuitos para criar novas possibilidades sonoras. Além disso, aposta na produção de amplificadores valvulados e, claro, pedais de efeito produzidos à mão.
MG Music
Só de olhar para os pedais da MG Music, dá para notar que a marca exala bom-humor e paixão por timbres vintage. E não para por aí — os caras também mandam muito bem na produção de amplificadores, caixas e alto-falantes.
Moll Audio Devices
Sons alternativos e esquisitos são a sua praia? Então, você tem tudo para gostar dos pedais da Moll Audio Devices. A proposta da empresa é justamente colocar a criatividade em prática para criar efeitos únicos.
Monstro Effects
“Seguindo contra a correnteza dos equipamentos produzidos em massa” — esse é o mantra da Monstro Effects. Dessa maneira, a empresa só trabalha com circuitos analógicos, que são conhecidos pelo som orgânico e transparente.
N2Audio
A N2Audio é uma marca brasileira de pedais handmade para guitarra fundada em 2018. Assim, tem como principal objetivo trabalhar com componentes de qualidade, design sofisticado e preço acessível. Oferece pré-amplificadores, saturações, boosters e ambiências.
NIG Music
Com a chancela de guitarristas como Andy Timmons e Kiko Loureiro, a NIG possui mais de 20 anos de bagagem na construção de pedais. Atualmente, tem uma estrutura que rompeu as barreiras do mercado artesanal, mas continua a considerar a necessidade de todos os níveis de músicos.
Pedrone
Apesar de os amplificadores serem o carro-chefe da marca Pedrone, os pedais marcam presença no rol de produtos da empresa. Por exemplo, o curioso fuzz Stranger Fuzzings usa válvulas para um som diferenciado, enquanto o controlador Yedi busca tornar mais prático o sapateado no palco.
Plan-9
A Plan-9 ama os timbres analógicos clássicos. A partir desse combustível, a empresa dá nova roupagem a efeitos que ajudaram a escrever a história do rock and roll, com destaque para o fuzz.
SamTone Effects
A SamTone se autointitula como uma marca de “pedais artesanais para caçadores de tons”! Desse modo, o overdrive Makkina é um dos maiores acertos da empresa, entregando sonoridades articuladas, versáteis e de muita atitude.
StarDust Pedals
Ao mesmo tempo, a StarDust trabalha com circuitos autorais e clones de pedais consagrados. Dessa forma, desde 2004, montou um vasto cardápio sonoro aos guitarristas de plantão do Brasil.
Targino Custom Pedals
Há mais de dez anos, a Targino constrói pedais handmade de guitarra. Assim, só de olhar as imagens dos produtos, é possível perceber que a variedade de tamanhos e recursos é um dos pontos fortes da marca artesanal.
Tecsener
Fundada em 2014, a Tecsener produz pedais para guitarra e baixo de valor acessível e timbres capazes de agradar a vários tipos de músicos. Acima de tudo, o foco são os projetos exclusivos e diretos ao ponto.
TMiranda
A TMiranda é uma das mais antigas empresas de amplificadores e pedais handmade brasileiros. Nesse sentido, conta com efeitos das mais diversas categorias, incluindo saturações, modulações, compressores, ambiências e boosters.
Tom Tone EFX
A Tom Tone nasceu a partir do seguinte sonho: fabricar pedais com qualidade internacional dentro da realidade brasileira. Nesse sentido, a marca tem sido bem-sucedida tanto no mercado interno quanto externo, com uma vasta gama de produtos.
Tone Ink
Sem dúvida, a Tone Ink é uma das marcas de pedais handmade mais conhecidas do Brasil, o que é compreensível. Afinal, leva em conta as necessidades dos músicos e as tendências de mercado para projetar soluções práticas e eficazes, como prova o CSS Preamp.
Top Tone
Com pedais de nível profissional montados à mão, a Top Tone coleciona efeitos de ótima sonoridade e fáceis de regular. Portanto, não foi à toa que conquistou pontos de revenda em vários continentes do mundo.
Trefilio
Consolidada em 2016, a Trefilio tem a missão de oferecer pedais cheios de identidade e originalidade. Dessa maneira, as sonoridades são em parte baseadas em sonoridades clássicas, mas sempre com um toque especial.
Utopia FX
Por si só, o aspecto visual dos pedais da Utopia FX é suficiente para chamar a atenção de qualquer guitarrista. No entanto, a marca vai muito além de latinhas bonitas, oferecendo timbres orgânicos e de muita personalidade aos músicos brasileiros.
Velouria FX
A Velouria FX se define como uma marca artesanal de pedais com visual exclusivo e propostas que vão do vintage ao experimental. Dessa forma, conta com mais de 20 produtos em seu catálogo atual, além de um clube de assinatura que vale a pena ser conferido.
Wintter Labs
Com clientes dentro e fora do país, a Wintter Labs busca ser diferente desde o conceito. Então, com foco em sons “esquisitos”, a empresa é endossada por nomes de destaque do cenário underground, como Bruno Kayapy e Lucas Edu, entre outros.
Confira a revista Guitarload!
Esperamos que você tenha curtido a lista dos principais fabricantes de pedais handmade brasileiros! Agora, você está por dentro do que tem rolado atualmente no mercado das latinhas de efeitos. Sem dúvida, nosso país está bem servido de pedais para guitarra, não é mesmo?
Por fim, uma dica. Se você quer se manter por dentro dos lançamentos da indústria da música e conferir análises de equipamentos, torne-se um leitor da revista Guitarload! A nossa publicação virtual ainda tem entrevistas, artigos, lições e muito mais. Então, não perca!
Valeu, até a próxima! Muitos bends.
Deixar uma resposta