Publicado em 13/12/2023.
Conheça a importância cultural do forró!
Um passo pra lá, outro pra cá… esse é o ritmo do corpo quando aquele forrozinho toca, não é mesmo?
A Abramus celebra o Dia Nacional do Forró contando como o gênero musical foi crescendo ao longo do tempo e ganhando estilos derivados, além de consolidar um espaço de destaque com um público fiel.
Vamos de Forró?
Origem
O gênero é uma das maiores tradições do Norte e Nordeste e chegou ao Brasil na década de 50. Luiz Gonzaga foi responsável por apresentar ao País o estilo por meio da música “Forró de Mané Vito”, que caiu no gosto popular dos brasileiros.
Com o tempo, o forró ganhou novas vertentes como o Baião, Quadrilha, Xote, Forró Universitário, Piseiro, Pisadinha e muitos outros. Apesar das diversas variações, todas têm fortes influências regionais sobre o cotidiano e a cultura local.
Descubra as diferenças entre Forró, Piseiro e Pisadinha
O Piseiro e a Pisadinha são nomenclaturas que se originaram do forró e do estilo da dança. Ao longo do tempo, também se tornaram dois subgêneros.
Sendo assim, o forró pode ser considerado o estilo musical. Já o piseiro é o local onde as pessoas dançam forró. A pisadinha é uma dança específica, originada a partir do piseiro.
Patrimônio Cultural
Em 2021, o forró foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O gênero recebeu a nomeação por suas expressões culturais, caracterizadas como sendo um registro das celebrações, lendas, músicas, costumes, tradições e danças populares da região do Norte e Nordeste.
Viva o Forró e toda a sua potência cultural!
O post Dia Nacional do Forró apareceu primeiro em ABRAMUS.
Deixar uma resposta