Confira o vídeo e saiba mais sobre o novo recurso Clarity nos plug-ins espacializadores do Dear Reality e como você pode melhorar suas mixagens de áudio espacial.
Como fazer com que produções musicais imersivas soem mais naturais
O áudio espacial está rapidamente se tornando um dos movimentos mais emocionantes na produção musical moderna e está mais acessível do que nunca para criadores e ouvintes. Cada vez mais artistas e produtores estão recorrendo a novas ferramentas criativas de áudio espacial para aprimorar a imersão e o realismo de suas músicas. Exemplos inspiradores incluem Rammstein, Alicia Keys, Alt-J. Mesmo sucessos bem conhecidos dos Beatles, ouvidos 1.000 vezes, são transformados em novas experiências de audição incríveis em áudio espacial.
Ouvir com fones de ouvido é uma parte essencial dessa revolução do áudio espacial. Simplesmente porque experimentar mixagens binaurais imersivas é mais fácil do que nunca – com qualquer par de fones de ouvido. Não é à toa que atualmente quase 80% da música espacial é ouvida com fones de ouvido.
No entanto, para transmitir informações espaciais em um sinal de fone de ouvido estéreo de dois canais padrão, é necessária a tecnologia de renderização binaural. Filtragem binaural – usando os chamados HRTFs (funções de transferência relacionadas à cabeça) altera a resposta de frequência de um sinal e, finalmente, colore o som.
Filtragem HRTF aplicada a um sinal binaural na posição frontal sem Claridade (definido como 0)
O novo recurso Clarity em dearVR PRO e dearVR MUSIC, baseado em um algoritmo patenteado da Sennheiser AMBEO, permite minimizar tais colorações. Ele fornece ajuste individual para ajustar a um equilíbrio ideal entre a percepção espacial externada e a preservação tonal geral. Isso é especialmente útil para instrumentos musicais e a voz humana e também abre caminho para uma transferência sem barreiras para alto-falantes estéreo comuns.
Filtragem reduzida e, portanto, menos coloração de som com clareza total (definida como 100)
Definindo facilmente o ponto ideal
Os dois exemplos de áudio a seguir – um com uma amostra vocal e o outro com uma guitarra de alcance total – fornecem uma noção melhor de como soa o novo recurso Clarity em dearVR PRO e dearVR MUSIC.
Essas amostras demonstram como uma única configuração de espacialização pode não ser ideal para qualquer tipo de sinal de áudio. Um processo que funciona bem para vocais pode não ser adequado para guitarras e vice-versa.
Ao mesmo tempo, ambos os exemplos demonstram os dois extremos polares da configuração Claridade. Para obter a melhor posição para o seu material de origem, você deve mover o controle Claridade por toda a faixa de valores e ouvir o melhor som. A posição ideal é geralmente mais próxima do meio, em vez de 0 ou 100.
Um truque simples para melhorar a impressão espacial em uma mixagem, mesmo com filtragem binaural reduzida, é adicionar movimento ao material de origem. O movimento pode levar a uma melhor percepção posicional, pois o movimento no HRTF auxilia na interpretação cognitiva e no processo psicoacústico de localização sonora.
Com queridaVR PRO e dearVR MUSIC, você pode mergulhar profundamente em produções binaural. Ambos os plug-ins permitem que você crie misturas imersivas surpreendentes sem comprometer. O novo recurso Clarity permite um controle ainda mais profundo sobre o som de áudio espacial do que nunca.
Confira!
Deixar uma resposta