Em nova entrevista, Wolfgang Van Halen explicou por que passou a usar cordas mais grossas em 2022, quando participou do show do Foo Fighters em tributo ao baterista Taylor Hawkins, que morreu no mesmo ano.
“Durante muito tempo, usei cordas D’Addario EVH .009-.046. Porém, quando fui tocar em Wembley, eu estava tão nervoso nos ensaios que as cordas passaram a desafinar muito. Foi uma experiência horrível. Senti como se estivesse desperdiçando o tempo de todos”, explicou.
Então, o filho de Eddie Van Halen e líder da banda Mammoth decidiu mudar para cordas .010-.048. “Funcionou. Sempre usei .009 porque era o que meu pai utilizava. No entanto, o calibre mais pesado tem sido muito útil em termos de manutenção da afinação.”
Wolf ainda explicou na conversa com a Guitar World: “Não preciso diminuir a tensão, já que não estou usando Floyd Rose ou algo parecido. Você tem de trabalhar um pouco mais, mas mantém tudo sob controle.”
| Leia também: Wolf Van Halen antecipa detalhes da EVH SA-126, uma semiacústica para fritadores
Veia percussiva
Em setembro, Wolfgang Van Halen afirmou que guitarristas que começaram na bateria têm senso rítmico mais aguçado.
“Comecei a tocar bateria quando tinha nove anos. Foi a única coisa que meu pai me ensinou. Ele me sentou em uma mesa com algumas revistas e me fez tocar colcheias com a mão direita… Ou semínimas, eu acho”, contou na conversa com o portal Yahoo.
“Guitarristas que começaram como bateristas têm qualidades rítmicas em seu jeito de tocar. Eu tenho muitas ideias de guitarra que seguem a bateria firmemente. Acho que isso ocorre porque fui baterista antes. Então, ser um baterista muda a sua forma de palhetar, com certeza.”
Em seguida, assista a um trecho da apresentação de Wolf Van Halen no show de tributo ao baterista Taylor Hawkins:
Deixar uma resposta